sábado, 14 de março de 2009

Histórias em quadrinhos conquistam espaço dentro da sala de aula

Além de prosa e poesia, uma nova forma de literatura está conquistando espaço na sala de aula: as histórias em quadrinhosfonte: Envolverde /Aprendiz (12.02.2009Stefano Azevedo.

Desde 2007, o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do Ministério da Educação (MEC), seleciona livros de quadrinhos para enviar a todas as escolas públicas do país. No primeiro ano foram escolhidos 14 títulos e em 2008 foram 16. Em 2009, a lista subiu para 23 títulos que incluem desde adaptações de clássicos da literatura, como O Alienista, de Machado de Assis, até títulos originais, como Asterix.

O uso de histórias em quadrinhos deve ser incentivado como material didático.Os quadrinhos sempre tiveram muita discriminação como uma literatura menor. Porém eles traduzem questões que avançam na compreensão do sentido. Histórias em quadrinhos permitem construir sentido a partir de outras linguagens que não o texto.As imagens, os quadros dão para a narrativa um sentido que o estudante aprende a ler.As figuras funcionam como paralinguagem,: “Paralinguagem é tudo aquilo que não está na mensagem principal, mas ajuda na construção do sentido. É como os gestos das mãos ou o tom de voz na linguagem oral”.

Dessa forma,os livros em quadrinhos colaboram para a formação de um leitor proficiente, aquele que numa primeira leitura compreende os aspectos nucleares do que a história quer dizer.Por fim, o professor também defende o uso de quadrinhos durante o período de alfabetização. “A leitura da imagem precede a leitura da palavra, por isso o quadrinho é um texto que está mais próximo da criança”,. Mas da mesma forma que o cinema não substitui o livro, os quadrinhos não substitui os livros didáticos, mas funcionam como uma ferramenta de apoio.Assim como a informática é uma grande aliada a Educação

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