segunda-feira, 16 de março de 2009

Brincando e aprendendo Informática!!!

Quando somos questionados sobre a necessidade de uma criança da Educação Infantil, freqüentar o laboratório de informática, temos a oportunidade de explanar nossa opinião sobre tal questionamento, tão freqüente entre os pais. O computador, utilizado na educação infantil, é utilizado para brincar e aprender. Brincar sim, por que não? Além de dar ao professor a oportunidade de reforçar conteúdos, trabalhar cores, formas e números e principalmente fazer a criança pensar. Quando a criança usa um software, adequado a sua faixa etária, ela tem que pensar nos caminhos que irá escolher, pois cada escolha a levará para outros desafios, outros caminhos e na grande maioria das vezes, ela terá que voltar pelo mesmo caminho. É maravilhoso ver uma criança em seus primeiros contatos com um computador, pois diferentemente de nós adultos, ela não tem medo, toca, explora, sem receio de quebrar a máquina ou pensar nas conseqüências caso isto aconteça, é ainda mais maravilhoso quando pega o "dedinho" e fica levantando hipóteses de como deve agir, ou mesmo mostrando ao “coleguinha” seu encantamento por determinada atividade proposta pela aula ou software. Na verdade, neste momento ela está construindo seu conhecimento.
E informática educativa, segundo Linhares, (Novas Tecnologias - Educação e Sociedade na Era da Informação) "Se caracteriza como um suporte ao educador, como um instrumento a mais em sua sala de aula, sendo que o mesmo pode utilizar os recursos colocados a sua disposição para ajudar o aluno a construir novos conhecimentos. Nesse nível, o computador é explorado pelo educador em sua potencialidade e capacidade, tornando possível praticar e vivenciar situações fundamentais para a construção do conhecimento pelo aluno. Portanto, a informática assume um papel importante na educação quando se coloca a serviço da mesma".

Nenhum comentário: