sexta-feira, 31 de julho de 2009

DESABAFO DE MÃES!!

DESABAFO DE MÃE


APÓS A LEITURA DA REPORTAGEM – “A CRISE QUE ESTAMOS VIVENDO” ESCRITA PELA ESCRITORA LYA LUFT NA REVISTA VEJA DE 08/04/09 – pg 24; que diz:
“O tema do momento é a crise financeira glo­bal. Eu aqui falo de outra, que atinge a to­dos nós, mas especialmente jovens e crian­ças: a violência contra professores e a gros­seria no convívio em casa. Duas pontas da nossa sociedade se unem para produzir isso: falta de au­toridade amorosa dos pais (e professores) e péssi­mo exemplo de autoridades e figuras públicas”.
“...... Cresce o número de mestres que desistem da profissão: pudera......”
“.... temos o espetáculo deprimen­te dos escândalos públicos e da impunidade rei­nante....”
- ....“O tema "violência em casa e na escola" começa a ser tratado em congressos, semi­nários, entre psicólogos e educadores. Não vi ain­da ações eficazes.”
- ..... “Cada um de nós pode es­colher entre ignorar e transformar. Melhor pro­mover a sério e urgentemente uma nova moralida­de, ou fingimos nada ver e nos abancamos em definitivo na pocilga”.

TAMBEM SENTI CORAGEM DE EXPOR, POIS É TUDO QUE A MAIORIA DAS MÃES GOSTARIAM DE FALAR, COMO INCLUIR OS NOSSOS FILHOS ESPECIAIS, INOCENTES, A MAIORIA SEM DEFESA PRÓPRIA, SE OS QUE SABEM SE DEFENDER COM PALAVRAS, POR ESCRITO E ATÉ FISICAMENTE, NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CHEGAR A UM CONSENSO? COMO SER TOTALMENTE A FAVOR DA INCLUSÃO DOS NOSSO FILHOS DITOS “DEFICIENTES” NO ENSINO REGULAR, SE OS DITOS “NORMAIS” ESTÃO CADA VEZ MAIS VIOLENTOS, SEM ESCRUPULOS E SEM RESPEITO AO SEU PRÓXIMO?

A PREOCUPAÇÃO QUE TEMOS É QUE ESTES DEBATES DE INCLUSÃO POSSAM ACABAR COM A ALFABETIZAÇÃO NAS APAEs(todo mês de junho é necessário enviar ao Estado requerimento solicitando autorização para a continuidade da escola no ano seguinte), CAUSANDO PARA ALGUMAS CRIANÇAS O CONFINAMENTO EM CASA.

A APAE É UMA COMUNIDADE FORMADA POR PROFESSORES, PAIS E VOLUNTÁRIOS QUE TRABALHAM E SE DEDICAM DE CORPO E ALMA PARA AS NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS, PERDER TUDO ISTO PARA FREQÜENTAR O ENSINO REGULAR, É JUSTO?????? QUEM VAI GARANTIR A INTEGRIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA?????

OU FICARÁ MASCARADO POR NOSSO GOVERNO QUE NÃO TEMOS CRIANÇAS ESPECIAIS QUE PRECISAM DE DEDICAÇÃO ESPECIFICA?

OUTRA REPORTAGEM ÓTIMA DA REVISTA VEJA-p96 - 17.06.09 DE CAMILA PEREIRA – “QUANDO ENSINAR E UMA GUERRA” que resumidamente diz “ Alunos desmotivados, indisciplina, infraestrutura precária e violência. São muitas as adversidades enfrentadas pelos professores – e o maior prejudicado é, mais uma vez, o bom ensino”.

ALGUMAS MÃES VEM DESDE O NASCIMENTO DO FILHO PROCURANDO ESTIMULAR COM ACOMPANHAMENTO DE FISIOTERAPEUTA, TERAPEUTA OCUPACIONAL, FONOAUDIOLOGA, NATAÇÃO, ALEM DE LEVA-LO PARA VIDA ESCOLAR REGULAR NO PRE-ESCOLAR FAZENDO O POSSIVEL PARA QUE O FILHO CONSIGA ACOMPANHAR O DIA A DIA COMUM DA VIDA ESCOLAR, FREQÜENTANDO DIVERSAS ESCOLAS DO NOSSO MUNICIPIO DE CORUMBA-MS, SEM MUITO SUCESSO, ISTO É, NÃO É ALFABETIZADO E A INTEGRAÇÃO SOCIAL OCORRENDO MAIS OU MENOS. AS PROFESSORAS COM MUITA BOA VONTADE SEMPRE PROCURAM DAR O MELHOR POSSIVEL MESMO SEM MUITOS RECURSOS DAS ESCOLAS, O QUE ACABA LEVANDO AS MÃES A PROCURAREM A APAE.

A LEI DE INCLUSÃO É LINDA, MAS NÃO FUNCIONA PARA ATENDER AS CRIANÇAS ESPECIAIS, POIS SÃO “N” DEFICIENCIAS, CADA CASO EXIGE UM ACOMPANHAMENTO ESPECIFICO.

NÃO SOMOS CONTRA ESTA LEI, ACREDITAMOS QUE A INCLUSÃO DE PORTADORES ESPECIAIS DEVE SIM SER PRATICADA, POIS HÁ CRIANÇAS QUE CONSEGUEM ACOMPANHAR O ESTUDO REGULAR.

MAS ALGUMAS CRIANÇAS PRECISAM DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS COMO A APAE DE CORUMBA, DENTRE OUTRAS DO NOSSO PAIS. AO LONGO DE MUITOS ANOS A APAE VEM PROCURANDO DAR O MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS, TANTO QUE APÓS LONGOS ANOS DE EXISTÊNCIA, ATUALMENTE TEMOS UMA NOVA ESTRUTURA, COM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS E TAMBÉM COM DIVERSAS PARCERIAS, O QUE VEM OFERECENDO AS NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS A ÚNICA CHANCE POR MÍNIMA QUE SEJAM DE CONVIVÊNCIA SOCIAL.

ACREDITAMOS QUE A INCLUSÃO COM CERTEZA SE FAZ NECESSÁRIA, MAS A ALFABETIZAÇÃO DADA NAS APAES DEVE CONTINUAR, POIS A COORDENAÇÃO JUNTAMENTE COM OS PROFESSORES QUANDO VEEM QUE A CRIANÇA ESTÁ PREPARADA, ELES MESMOS INFORMAM PARA OS PAIS QUE O SEU FILHO TEM A POSSIBILIDADE DE FREQUENTAR UMA SALA DE AULA REGULAR.

AS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE PRECISAM DESTA COMUNIDADE, É ALI QUE ELES SE ENCONTRAM E APRENDEM MUITAS COISAS BOAS DENTRO DAS SUAS LIMITAÇÕES, POIS O NUMERO DE ALUNOS EM SALA DE AULA É PEQUENO, POSSIBILITANDO AOS PROFESSORES MAIOR ATENÇÃO AOS NOSSOS FILHOS. ALGUMAS CRIANÇAS SÃO TOTALMENTE DEPENDENTES, E AQUELES QUE NÃO SÃO OS AJUDAM, É MUITO LINDO O TRABALHO DAS APAES.

É PREOCUPANTE LEVAR TODAS ESTAS CRIANÇAS PARA O ENSINO REGULAR, ALEM DO GOVERNO NÃO OFERECER A ESTRUTURA PARA ATENDÊ-LOS, PODE ACONTECER DE ENCONTRAREM “COLEGUINHAS” QUE APROVEITARÃO DA SITUAÇÃO DE INOCÊNCIA E INDUZIRÃO NOSSAS CRIANÇAS, PORTADORES DE DEFICIENCIA, A PRATICAREM ALGUM DELITO.

AS NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS NA SUA MAIORIA, SÃO INGÊNUAS, NÃO PASSAM A MALDADE DO DIA A DIA QUE VIVEMOS.

PENSAMOS QUE O GOVERNO PODERIA FACILITAR MAIS PARA AS NOSSAS APAES, DANDO-LHES MAIS ESTRUTURAS, INCLUSIVE PARA OS NOSSOS PROFESSORES E VOLUNTARIOS ACOMPANHAREM NOSSAS CRIANÇAS.

POR EXEMPLO: PRECISAMOS DE UM ONIBUS COM AR CONDICIONADO E PREPARADO PARA TRANSPORTAR AS NOSSAS CRIANÇAS, POIS DISPOMOS DE APENAS DUAS(02) KOMBIS; PRECISAMOS DE UMA PISCINA PARA ENSINA-LOS A NADAR(A QUE TEMOS É SÓ PARA FISIOTERAPIA), QUADRA DE ESPORTE, PROFESSORES PARA DAR AULA DE MUSICA(QUE ELES ADORAM), PINTURA, ENTRE OUTRAS.

NÃO QUEREMOS PENSAR QUE O NOSSO GOVERNO QUER EXCLUIR AS APAES, MANTENDO APENAS OS CURSOS PROFISSINALIZANTES, COM CERTEZA MUITA DAS CRIANÇAS, QUE HOJE FREQUENTAM AS APAES IRÃO FICAR EM CASA, POIS MESMO EXISTINDO AS APAES ALGUMAS MÃES DIZEM NÃO SER POSSIVEL LEVAR O SEU FILHO POIS PRECISAM TRABALHAR. (As Kombis atende mais cadeirantes),

A SUGESTÃO É QUE OS RESPONSAVEIS PELO PROJETO DE INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIENTES NO ENSINO REGULAR, PROCURASSEM ACOMPANHAR O DIA A DIA DE ALGUMAS CRIANÇAS ESPECIAIS E DAS APAES DO INTERIOR, PARA AVALIAR SE REALMENTE AS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DARÃO CONTA DE ATENDE-LOS!!!!!!

NAS GRANDES CAPITAIS TEM-SE A DIFICULDADE DE APLICAÇÃO DA LEI DE INCLUSÃO, POIS NÃO EXISTEM ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA O ATENDIMENTO IDEAL, O QUE SE DIRÁ DO INTERIOR DE NOSSO PAÍS?

SE O GOVERNO NÃO ESTÁ CONSEGUINDO DAR ESTRUTURAS ESCOLAR PARA AS CRIANÇAS DITAS “NORMAIS”, COMO QUEREM DESESTRUTURAR AS APAES QUE ESTÁ FUNCIONANDO NA GRANDE MAIORIA RAZOAVELMENTE BEM.

Como explica o psicólogo italiano Contardo Calligaris:

“No caso da educação, o resultado jamais será completo à criança especial. Ela poderá se sentir bem ao conviver com coleguinhas que a aceitam, mas se sentirá frustrada quando se deparar à realidade e começar a encontrar obstáculos à sua frente. “É como se a criança pensasse “eles não pensaram em mim” ao encontrar uma escadaria ou um simples degrau”, explica psicólogo italiano Contardo Calligaris .”

- Isto se for criança deficiente física e se for mental???

“Quando eu era professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, alguns alunos estrangeiros perguntavam se os americanos sofriam muitos acidentes. Eles comentavam admirados que nos Estados Unidos há muito deficiente físico. Não há mais nem menos que nos outros países. A diferença é que eles vão para as ruas, circulam, não ficam trancafiados em casa como no Brasil”, conta.

- Isto quando a deficiência da criança e de locomover sozinha através da cadeira de rodas e quando a deficiência é cerebral

“O psicólogo diz que o Brasil precisa aprender a aceitar e a conviver com portadores de necessidades especiais, principalmente nas escolas. Conforme Calligaris, é muito saudável para a criança crescer com as diferenças e trata-las de forma natural. “Quem exclui é tão excluído quanto a pessoa está sendo excluída, porque quem não convive com o outro se empobrece.”
“Na opinião do educador e escritor Rubem Alves, é muita hipocrisia falar em inclusão de deficientes nas escolas.“As instituições educacionais são feitas em linhas de montagem. Muitas têm lindos projetos, belas idéias, mas são poucas as que adaptam seus ambientes. Não tem como tratar a inclusão de deficientes sem espaço físico para elas.”
“O consenso de todos os debatedores do assunto é que as barreiras arquitetônicas são apenas o começo de um enorme problema. E para o processo inclusivo acontecer, é preciso que haja acessibilidade a todos”.
(reportagem de Grasiela Cardoso e Vanessa Sayuri Nakasato - Enviadas especiais a Campos do Jordão **as jornalistas foram convidadas pelo DNA Brasil).

Diante do exposto acima se vê a necessidade de melhorar cada vez as estruturas das APAEs.

RESSALTO QUE, NÃO SOMOS CONTRA A INCLUSÃO, POREM, PARA ALGUNS CASOS É POSSIVEL, PARA OUTROS PODE NÃO SER. A forma como a Secretaria de Educação Especial do Ministério vem agindo e condicionando é que não está certo; deixando-nos contrarias a regulamentação do Decreto nº 6.571 de 17/09/08, juntamente com o Parecer/CNE/MEC nº 13/2009 e da Resolução que o acompanha pelo Ministro da Educação.

Por isso, por Clemência solicitamos o reconhecimento das APAEs como Escola de Ensino Fundamental, pois a APAE de Corumbá não condiciona as nossas crianças a ficarem retidas só na APAE, também tem o trabalho de inclusão social, e se algumas famílias não querem deixar a APAE é pura e simplesmente porque ali encontramos um ambiente propício para os nossos filhos sem nenhuma agressão e sim com muito Amor, Carinho e Dedicação, sentimentos e situações que os nosso filhos vivenciam em pelo menos quatro horas do dia a dia.

Seria Ilusão dizermos que não haverá preconceito nesta inclusão social de deficientes, se nem as nossas etnias são bem definidas no nosso Brasil.

Porque eliminar as APAES que vem trabalhando há décadas a favor das crianças deficientes, impondo a nova Lei que até 2010 aos Estados e Municipios a qual as APAEs deverão funcionar apenas como centro de atendimento e não como escola, senão não terá a celebração de convênios para liberação de recursos. Porque então o MEC não inverte estas determinações, a inclusão sim, mas os Estados e Municípios deverão aprimorar melhor as estruturas das APAEs já existentes.
AINDA HÁ TEMPO, ANTES DE EFETIVAR EM 2010 A OBRIGATORIEDADE DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES - VISITEM AS NOSSAS APAEs PRINCIPALMENTE DO INTERIOR PARA VIVENCIAR NOSSA REALIDADE.
PRECISAMOS QUE ESCLAREÇAM AS NOSSAS DUVIDAS ATRAVES DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO REALMENTE VAI FICAR AS NOSSAS CRIANÇAS COM ESTA INCLUSÃO EM 2010????.

Nós Pais temos o direito desta informação
31/07/2009 19:21:43

ROSA M G COSTA

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